Friday, April 25, 2014

Empregos: Procuram-se fluentes em português



 Sabia que ser fluente em português pode te dar uma forcinha na hora de conseguir um emprego bem bacana na Irlanda?
 
 
 
 

 Nos últimos anos, mesmo com a crise econômica, o país tem se tornado o destino p...referido de multinacionais. Google, Yahoo, Twitter, Paypal, Dropbox, Oracle, Microsoft, Zynga, são apenas alguns exemplos de companhias que possuem sede por aqui. Isso faz com que as cidades irlandesas atraiam cada vez mais trabalhadores multilíngues para suprir a demanda dessas empresas.
E se você pensa que só tem chance nessas empresas quem pertence à área de TI, está enganado. Em muitas delas, geralmente há vagas para departamentos como marketing, contábil e, principalmente, no atendimento ao cliente e call center.
É claro que, mesmo buscando um trabalho para fluentes em português, estar em terras estrangeiras não anula a necessidade de ter bom conhecimento da língua inglesa. Aliás, o domínio do idioma é fundamental para ultrapassar a primeira barreira para a conquista do novo emprego: a entrevista.
Como nem tudo é tão simples, muitas dessas empresas geralmente recrutam trabalhadores para o regime full-time, ou seja, 40 horas semanais. Isso significa dizer que o visto de estudante, que permite aos intercambistas apenas 20 horas de trabalho durante o período de aulas, pode ser uma barreira para a contratação. Mesmo assim, sempre vale a pena tentar!
Para os fluentes em ambos os idiomas, o mercado de tradução e intérprete no país geralmente está aquecido. Claro que é necessário experiência. Assim, se você se enquadra, fique de olho nas vagas e comece a se candidatar. Essa pode ser a sua grande chance, além de contribuir bastante para o seu portfólio quando voltar para o Brasil.
Como pesquisar?
Se você não tem ideia de onde começar a procurar pelas vagas direcionadas aos fluentes em português, uma sugestão é acessar o TOPLANGUAGEJOBS.IE. O portal geralmente divulga vagas em grandes empresas. O mesmo acontece com o JOBS.IE, Indeed e Irish Jobs. Para facilitar a localização das oportunidades, filtre a busca com a palavra “portuguese”.
Como o recrutamento de grandes empresas é normalmente realizado online, não adianta se deslocar até as sedes das multinacionais com currículo em mãos para se candidatar. Todavia, uma opção é consultar o portal dessas companhias e acompanhar as oportunidades disponíveis na sessão “carreira”. Para se ter uma ideia, em outubro de 2013 o Google abriu 43 vagas para falantes de português em países como Brasil, Estados Unidos, Irlanda e Espanha nas áreas de engenharia, design, TI, vendas, administrativo, comunicação e marketing.

Google geralmente tem vagas para fluentes em português na Irlanda. Reprodução: Portal Home Draft
Recentemente, por exemplo, a IBM estava recrutando candidatos fluentes em português para o setor de vendas em Dublin. Neste caso, era necessária experiência na área de TI e disponibilidade para trabalhar no período full-time.
O portal Hostelworld.com também andou em busca de fluentes no idioma lusitano para a área de vendas na capital irlandesa. Porém, além do português, era necessário domínio do espanhol. Um dos requisitos para a vaga era experiência no setor de turismo. A empresa oferecia aos candidatos um contrato temporário de sete meses e, como na maioria dos casos, havia necessidade de estar disponível full-time.
Este texto foi revisado por Camilla Gómez em abril/2014.
Colabore com a qualidade do nosso conteúdo, comunicando erros no: jornalismo@e-dublin.com.br

Leia mais: http://localhost/edublin/empregos-procura-se-fluentes-em-portugues/#ixzz2zgyJ7m7C

No comments:

Post a Comment